"Annihilation" [Aniquilação], a primeira parte de uma trilogia de Jeff VanderMeer, conta a história de uma expedição científica a um lugar misterioso chamado Área X, que foi isolado do resto do mundo.

CARREGANDO :)

Os fãs que quiserem saber o que acontece no segundo livro não terão que esperar muito.

"Authority" [Autoridade] sairá em maio, apenas alguns meses depois do primeiro livro da série. A conclusão da história, "Acceptance" [Aceitação], também será publicada ainda neste ano, no início de setembro.

Publicidade

Assim como a indústria de televisão começou a atender a um público impaciente lançando séries inteiras ao mesmo tempo, as editoras estão revolucionando seu calendário, incentivando uma espécie de "binge reading" [leitura compulsiva —o termo "binge" é utilizado em inglês para indicar o consumo em excesso e acelerado, inclusive de TV, filmes etc.], ao lançar novas obras de um único autor.

A prática de lançar os livros de um autor com intervalos de pelo menos um ano está sendo abandonada, pois as editoras reagem ao mesmo impulso que conduz ao "binge viewing" de seriados como "House of Cards" e "Breaking Bad".

"Os consumidores querem ter a possibilidade de ler e assistir a programas em ritmo acelerado", disse Christine Ball, editora-associada da Dutton.

Sean McDonald, editor da Farrar, Straus & Giroux que adquiriu a trilogia de VanderMeer, disse que quando leu o original do primeiro livro percebeu que a obra tinha uma narrativa cheia de perguntas não respondidas. Ele rapidamente teve uma ideia que foi considerada inédita na Farrar, Straus: publicar os três livros em um calendário que ele chamou de "fogo rápido", em parte para não desagradar aos leitores.

"Eu acho que as pessoas estão mais conscientes da narrativa em série, e existe uma sensação de impaciência, ou talvez um medo de frustração. Queremos garantir que o público saiba que existem respostas para essas perguntas."

Publicidade

O campeão de vendas "Cinquenta Tons de Cinza", a trilogia erótica de E.L. James, mostrou os méritos de publicar todos os livros rapidamente, antes que os leitores possam recuperar o fôlego. A série foi impressa inicialmente em uma pequena gráfica da Austrália.

A Vintage Books, parte da Random House, a adquiriu em março de 2012 e lançou os livros em formato brochura em menos de um mês. Eles venderam mais de 90 milhões de exemplares até hoje em todo o mundo —a série de venda mais rápida registrada na Random House.

"Acho que a moral disso tudo é que as pessoas estão impacientes", disse Susan Wasson, da livraria independente Bookworks, em Albuquerque, Novo México. "Com a velocidade da vida atual, os leitores não querem mais esperar por uma sequência. Eu sei porque me sinto assim. Quando gosto de um livro, não quero esperar um ano pela sequência."

Neste mês a Dutton, selo da Penguin Random House, lançou uma novela de estreia em capa dura, "Archetype" [Arquétipo], suspense de ação futurista. Sua sequência, "Prototype" [Protótipo], deverá ser lançada em apenas cinco meses.

"Letting Go" [Abandono], o primeiro volume de uma trilogia erótica de Maya Banks, autora de best-sellers, também foi lançado pela Berkley Books neste mês. O último livro da série será publicado em agosto, com três meses entre os títulos.

Publicidade

Na St. Martin’s Press, os editores adotaram o que chamam de "abordagem televisiva" para os lançamentos de uma próxima série da escritora de ficção erótica Megan Hart. A série está programada para cinco volumes, publicados em e-books a cada duas semanas.

Algumas editoras que adotaram um cronograma de lançamentos mais rápido reconhecem que a estratégia pode ser arriscada. Cindy Hwang, diretora-executiva da Berkley, disse que ainda que a abordagem tenha funcionado para alguns autores, como a campeã de vendas Nora Roberts, "sempre há o medo de saturar o mercado, de que a demanda não seja tão grande quanto você previu".