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Na loja Foot Locker do Brooklyn, os clientes não podem experimentar os dois pés dos calçados ao mesmo tempo | Nicole Craine/The New York Times
Na loja Foot Locker do Brooklyn, os clientes não podem experimentar os dois pés dos calçados ao mesmo tempo| Foto: Nicole Craine/The New York Times

Comprar, vender ou roubar um par de tênis no Brooklyn nunca foi tão complicado.

A guerra entre os gerentes de lojas de calçados e os ladrões de tênis chegou a novos níveis de complexidade. A prevenção ao furto mudou praticamente tudo o que faz parte da transação de comprar um par de tênis —até o simples ato de experimentá-los.

Em consequência, os ladrões —pelo menos no bairro de Bushwick— mudaram suas táticas, escolhendo o alvo mais fácil: os tênis avulsos que ficam expostos nas prateleiras, desprotegidos.

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“Eles entram aqui e roubam um pé esquerdo”, explicou Dayshorn Mickens, 24, gerente da Foot Locker, uma loja forrada de prateleiras com calçados para o pé esquerdo.

“Depois eles vão à Jimmy Jazz” —outra loja de tênis a dois quarteirões de distância, onde os sapatos expostos são todos do pé direito— “e roubam o outro.”

Na Jimmy Jazz, o vendedor Wesley Mejias, 22, confirmou a ligação improvável entre as duas lojas. “É verdade”, disse. “Eles pegam o direito aqui e o esquerdo em outra loja.”

Os larápios de Bushwick não podem sequer reivindicar a invenção desse esquema. Há relatos de furtos semelhantes até na Dinamarca e na Suécia.

Mickens começou a trabalhar na loja de Bushwick algumas semanas atrás, depois de atuar por algum tempo na matriz em Manhattan, perto do edifício Empire State. As coisas eram diferentes lá.

“Eles têm seguranças de verdade”, disse. “E detetives.” Os vigias das lojas de tênis espreitam por ladrões. “Eles usam roupas comuns”, diz Mickens.

Em Bushwick, Mickens, usando o uniforme listrado da loja, considera-se o gerente, vendedor, segurança e detetive em uma só pessoa.

Ele mora no bairro e sabe quem são os ladrões.

“É o Brooklyn, e as ruas falam”, disse. “Eles sabem que trabalho aqui.”

Antigamente, roubar um par de tênis era uma peça em dois atos: 1) experimentar os tênis e 2) correr.

Mickens e outros gerentes das lojas Foot Locker e Jimmy Jazz desde então adotaram uma regra para evitar que seus tênis saiam correndo pela porta. A política do pé avulso.

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Alguns clientes despejam cerveja em copos de plástico transparente de McCafé e bebem sem disfarçar. Um homem chamado Shamrock bebe vodca pura de uma garrafa de água mineral em uma mesa perto da porta.

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Quando um cliente quer experimentar um par de tênis, o vendedor lhe entrega o pé esquerdo.

Se o cliente quiser experimentar o pé direito, o vendedor pedirá o esquerdo antes de entregar o direito. O cliente nunca usa dois tênis novos ao mesmo tempo na loja.“Se nós lhe dermos os dois”, disse Mejias, da Jimmy Jazz, “ele fugirá.”

Se o cliente decidir comprar os tênis, o vendedor os leva até o caixa e só entrega o par completo depois do pagamento.

É claro que há exceções, e os gerentes aplicam seu discernimento.

“A política do calçado avulso é boa, mas você não pode discriminar todos os clientes que entram aqui”, disse Mickens.

Mitch Lazarre, 20, um sócio da loja Foot Locker, disse que a atitude pode denunciar os ladrões. “Um cliente estará focado só no produto”, explicou. “Um sujeito que quer roubar se concentra nas outras pessoas.”

Mickens disse que, embora seja vigilante, esforça-se para não tratar todo mundo que entra na loja como um criminoso. “Algumas pessoas que entram aqui querem comprar tênis”, diz.

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