Alguns romancistas se baseiam na própria experiência de vida; outros, usam como tema a história ou a mitologia, mas Anna Todd, novata de 25 anos do Texas, se inspira em Harry Styles, da boy band britânica One Direction.
Quando a moça começou a escrever "After", romance tórrido on-line sobre uma caloura que se apaixona por um desajustado chamado Harry Styles, a intenção era se distrair, embora tenha postado os capítulos no site Wattpad, no início do ano. "Não achei que alguém fosse ler", confessa. Um ano e meio depois, sua saga já supera 2.500 páginas, acessadas mais de um bilhão de vezes; assinou um contrato de vários livros com a Gallery Books, da Simon & Schuster e vendeu os direitos para a Paramount Pictures.
Como parte do acordo editorial, extremamente incomum, "After" continuará disponível no site original gratuitamente. A versão impressa, de 584 páginas, terá uma pontuação mais enxuta e conteúdo extra, mas a história permanecerá praticamente a mesma.
"Quando nos reunimos com Anna, minha dúvida era como fazer o público pagar por algo que já tinha de graça; era uma coisa que nunca tinha sido feita antes, mas ficamos tão impressionados com os números que não paramos nem um segundo para pensar se daria certo ou não", confessa Jennifer Bergstrom, editora da Gallery. A fanfiction, estilo ficcional sobre personagens de outros autores (como Harry Potter) ou celebridades (como Taylor Swift), há anos vem crescendo na Internet.
Algumas das fãs mais apaixonadas do One Direction criticaram Anna, alegando que ela está se aproveitando do nome e da fama da banda em benefício próprio. Milhares, aliás, estão usando as redes sociais para protestar contra a obra que, segundo dizem, mancha a imagem de um dos integrantes do grupo. Na versão impressa, "After" elimina as referências ao One Direction, mudando os nomes dos personagens. A banda não se manifestou sobre o livro.
"Eu amo o Harry Styles como qualquer outra garota, nunca faria nada que pudesse magoá-lo. É só um personagem", desabafa a garota.
A autora, que se casou logo depois de sair do colégio, nunca pretendeu ser escritora.
Começou no Wattpad, em 2012, como leitora, e passava horas por dia lendo fanfic sobre o One Direction. No início do ano, resolveu escrever uma história própria. "Minha vida se resumia a isso", ela conta.
Anna atualizava "After" com um novo capítulo diário para aplacar a curiosidade dos leitores, digitando direto do celular. Escrevia durante cinco horas por dia e passava outras três trocando mensagens com os leitores no Wattpad, Twitter e Instagram e usava os comentários para ajudá-la a moldar a história.
"A única maneira que conheço de escrever é essa, mais social, porque assim tenho feedback imediato no telefone", comenta ela.