Novo lançamento da Tata Motors visa jovens motoristas| Foto: Atul Loke para The New York Times

Ao lançar um veículo compacto superbarato em 2009, a Tata Motors anunciou que ele mudaria a vida de milhões de indianos. Mas o Nano não teve grande repercussão e as vendas foram apáticas, prejudicadas por uma reputação de baixa qualidade e potência decepcionante.

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A Tata Motors está tentando reanimar as vendas com um novo carro voltado a um público mais jovem. O Nano Twist, que começou a aparecer em showrooms em janeiro, tem características mais modernas, como direção mecânica, som estéreo com tecnologia Bluetooth e acesso remoto sem chaves.

No entanto, ainda não se sabe se essa repaginação irá seduzir compradores. O novo carro custa cerca de 236 mil rupias, o equivalente a US$ 4 mil, quase o dobro do modelo original. E também há dúvidas sobre se a Tata poderá vencer concorrentes como a Maruti Suzuki, a Chevrolet e a Hyundai, que oferecem veículos de tamanho semelhante na Índia.

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J. Basu, escritor que mora em Nova Déli, disse que escolheu um carro pequeno da maior montadora da Índia, a Maruti Suzuki, pois ele era mais potente e tinha mais espaço para as pernas. "O custo-benefício era melhor", afirmou. "Em algum ponto, o Nano ficou para trás."

O Nano original, que pesa cerca de 600 quilos, visava consumidores que tinham motocicletas e desejavam um carro.

Segundo analistas, o problema é que os indianos que estavam comprando um carro pela primeira vez não queriam apenas uma opção barata, mas um carro que tivesse "algo a mais".

Além disso, o motor de 624 centímetros cúbicos do Nano —menor que o de muitas motocicletas— não tinha bom desempenho em rodovias e montanhas. "O Nano está entre um carro e um veículo de duas rodas, tanto em termos de preço quanto de desempenho", escreveu Deepesh Rathore, da empresa de consultoria Emerging Markets Automotive Advisors.

Relatos de vários Nanos se incendiando em 2010 também minaram as vendas, embora a empresa insistisse que nada havia de errado com o modelo. A Tata Motors, que também detém as marcas Jaguar e Land Rover, afirma que seus carros adotam todos os padrões de segurança.

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As vendas têm estado abaixo da capacidade de 250 mil unidades por ano da fábrica do Nano no Estado de Gujarat. Segundo a empresa, o total de vendas caiu de 53.848 unidades no biênio 2012-13 para 21.129 em 2013-14. A Tata Motors espera reposicionar o Nano junto a consumidores mais jovens e, para isso, está anunciando o produto como o presente de formatura ideal para universitários.

Ranjit Yadav, presidente da divisão de carros de passeio da Tata Motors, disse que o Twist havia impulsionado as vendas do Nano em 10% a 15% nos últimos dois meses.

"Estamos reposicionando-o como um carro urbano para jovens promissores, ao contrário do modelo anterior, que era um meio de transporte mais acessível."

Alguns especialistas do setor automotivo, porém, dizem que a Tata Motors precisa mudar sua mensagem.

"O novo modelo tem de ser muito melhor que um simples carro para presente", ponderou Rathore. "Eles têm de apresentar um argumento mais convincente aos consumidores, como, por exemplo, ‘Este carro é totalmente diferente do Nano’".

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