Netflix, Amazon e Hulu de repente se veem com um novo papel: controlar seu campo de atividade.
Depois de anos atacando o negócio da televisão tradicional, essas empresas agora precisam defender seu território de streaming pela internet. HBO, Apple, Sony, Dish e outras empresas que já foram desafiadas por serviços como o Netflix começaram a invadir a área nas últimas semanas, dizendo que pretendem reinventar a forma como as pessoas assistem TV e pagam por isso.
Isso aumenta a concorrência para Netflix, Amazon e Hulu, que não só inventaram a categoria, mas também induziram uma onda de fãs de TV a assistir seus programas favoritos sem pagar por uma assinatura de cabo ou satélite. Agora, esses novos concorrentes estão forçando as empresas a investir ainda mais em produções originais e exclusivas, inovar sua tecnologia, explorar novas parcerias e ampliar seu marketing.
“Em um mundo onde HBO e CBS e todos esses caras tentam ir para a internet, parece que as empresas da web estão tentando vir para a televisão. Esses mundos estão realmente convergindo nessas direções”, disse Kannan Venkateshwar, analista de mídia da Barclays.
A Netflix começou a dizer que a investida da HBO em streaming é a validação de sua própria filosofia. “Um monte de gente vai se inscrever em mais de um serviço, do mesmo modo que fazem com aplicativos em seus telefones ou assinaturas de revistas. Por isso, há espaço para vários provedores de conteúdo de internet prosperarem caso ofereçam bons programas e filmes a um preço razoável”, disse Anne Marie Squeo, porta-voz da Netflix.
A HBO e sua irmã, a Cinemax, têm juntas 138 milhões de assinantes em todo o mundo, enquanto a Netflix tem 59 milhões. Nos Estados Unidos, no entanto, a HBO tem 30 milhões de assinantes, enquanto a Netflix tem 40.
A Netflix está planejando 320 horas de séries originais novas e continuações em 2015, incluindo “Orange Is the New Black” e “Bloodline”. A empresa calcula que irá gastar mais de US$450 milhões com sua programação original deste ano, 88 por cento acima dos US$243 milhões de 2014, de acordo com o grupo de pesquisa MoffettNathanson.
A HBO planeja cobrar US$15 por seu serviço de streaming através da Apple TV, enquanto a Netflix começa em US$8 por mês, mesmo preço cobrado pelo Hulu Plus.
Continuar a investir em tecnologia também será cada vez mais crucial, disseram analistas. O Hulu está contratando centenas de engenheiros a mais este ano para inovar. O Hulu, o único dos três grandes serviços de streaming que mostra anúncios, busca maneiras de reduzir o número de comerciais.
Alguns executivos da TV dizem que o aumento de ofertas de streaming poderia incentivar mais pessoas a assinar Netflix, Amazon e Hulu quando decidirem cancelar suas assinaturas de cabo ou satélite. Executivos de mídia disseram que discussões sobre novas parcerias estão em andamento.
Uma promoção da Amazon.com depois que a Sony anunciou seu novo serviço PlayStation Vue web-TV já indica esse tipo de parceria: ela ofereceu um desconto em seu dispositivo de streaming com a assinatura de três meses da Sling TV, da Dish Network, por US$20 ao mês, incluindo a ESPN.
O anúncio diz: “O melhor da TV ao vivo”.