Foi uma proposta ousada: em uma tentativa de aquecer o turismo, o novo governo federal indiano criou um plano de transformar parte de um dos bairros mais antigos e charmosos de Mumbai em um "centro cultural". A inspiração: Times Square, em Nova York.
A renovação de Kala Ghoda, que significa "cavalo negro" em hindu, inclui um telão enorme e uma bandeira nacional de quase cinco metros hasteada sobre o labirinto de prédios centenários da área.
E os turistas vão poder tirar selfies com personagens de desenho animado.
"Teremos um parque de diversões, malabaristas. Vai ser uma sensação. E dará o que falar", afirma Valsa Nair Singh, da Corporação de Desenvolvimento e Turismo de Maharashtra, que trabalha com o Ministério do Turismo.
A proposta é perfeita em termos econômicos afinal, o turismo figura como destaque nos planos de reaquecimento do governo; conseguir que os executivos em viagem a Mumbai passem uma noite a mais na cidade daria um impulso no setor de luxo, que anda mal das pernas. Só em 2013, mais de 4 milhões de turistas visitaram Mumbai e outros locais no estado de Maharashtra, o maior volume do país.
Já o pessoal local, porém, não está exatamente empolgado com a ideia, que talvez nem tenha base legal. Grupos de preservação e associações de moradores criticaram o projeto, principalmente em termos de poluição sonora e falta de espaço para estacionamento.
"Esse modelo de Times Square é inviável. É a primeira vez que o governo expressa qualquer interesse em nos ajudar a desenvolver Kala Ghoda; agradecemos a iniciativa, mas tivemos que dizer que não dá para realizar essa ideia num bairro histórico em que a Lei do Silêncio é reforçada", explica Maneck Davar, da Associação de Kala Ghoda, ONG que desenvolve projetos de preservação cultural.
No início dos anos 2000, a Suprema Corte aprovou uma lei que proíbe as construções em bairros históricos que perturbariam o silêncio ao redor de instituições judiciais, religiosas e educacionais como o Supremo Tribunal, a sinagoga Knesset Eliyahoo e Elphinstone College, todos da época colonial.
No entanto, Anand Kumar, ex-secretário adjunto do Ministério do Turismo, disse que faz sentido investir em áreas de patrimônio histórico porque criaria bolsões turísticos compactos onde já há hotéis e restaurantes instalados.
E afirma também que seu setor pretende transmitir uma ideia de ambição e que "todos sabem que Times Square é o centro do mundo".
Para Santosh Desai, jornalista que assina uma coluna sobre a cultura de consumo na Índia, a proposta é uma tentativa de reforçar a presença do país no mapa mundial.
"Todo mundo aqui tem muita vontade de poder dizer: Olha a gente aqui!, ou Estamos à altura de vocês", afirma. Maneck Davar aposta que o sentido de preservação será mais forte. "Se você descobre uma pintura na parede de uma caverna, não vai apagar e pintar outra coisa por cima", compara.
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