Quando se trata de investir em mercados emergentes, poucas empresas são tão entusiasmadas como a britânica Diageo, fabricante das marcas Guinness, Johnnie Walker e Smirnoff. Mas, recentemente, a Diageo começou a dar desculpas.
Ações restritivas do governo da China contra o consumo de bebidas mais caras; preocupações com a inflação e o câmbio na Argentina e Venezuela; turbulência política na Tailândia; saturação do mercado de cerveja na Nigéria; um retrocesso religioso na Turquia essas e outras adversidades foram citadas por diretores da empresa quando a Diageo anunciou lucros decepcionantes neste ano.
Outras corporações multinacionais também atribuíram recentes reduções em seus resultados empresariais a turbulências nos mercados emergentes.
Uma das vítimas é a Danone, a gigante francesa do iogurte, que, no ano passado, obteve nos mercados emergentes mais de 60% do seu faturamento, que foi de 21 bilhões (US$ 28,9 bilhões). Tendo a Rússia como seu principal mercado no mundo em desenvolvimento, a Danone registrou no mês passado a primeira queda no seu lucro em uma década.
A IBM que recentemente anunciou um esforço para que 30% do seu faturamento provenha das economias em crescimento revelou neste ano que suas vendas para a China caíram 23%.
A Yum Brands, a empresa por trás do KFC e da Pizza Hut, informou em janeiro que seus dividendos por ação em 2013 diminuíram 9% em comparação ao ano anterior. A China, onde a empresa obtém 50% de sua receita, foi responsável por uma boa parcela desse recuo, em parte por causa de uma investigação governamental sobre um dos fornecedores de frango da Yum.
Algumas das desculpas dadas pelas empresas apontam mais uma desconexão cultural do que um problema econômico.
A grande exposição da Diageo na Turquia deriva em grande parte da aquisição, em 2011, da Mey Icki, a principal produtora de raki bebida nacional turca, com sabor de anis, por US$ 2,1 bilhões. Depois disso, o governo islâmico da Turquia adotou medidas contra o consumo de álcool, incluindo a proibição da venda de bebidas alcoólicas no varejo entre 22h e 6 h.
O faturamento líquido da Diageo na Turquia caiu 10% no segundo semestre de 2013 em comparação com o mesmo período no ano anterior.
"Nós sempre soubemos que os mercados emergentes seriam voláteis, e estamos enfrentando alguns desafios cíclicos", afirmou Ivan Menezes executivo-chefe da Diageo. "Não é algo uniforme".
Analistas observam que as ligações entre a Cisco, a IBM e a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, na sequência da controvérsia sobre a espionagem, levaram a uma reação de Pequim que contribuiu para o mau desempenho das duas empresas na China.
Os investidores estão cada vez mais cautelosos quanto à capacidade dessas empresas de contornarem problemas que possam surgir em contextos política e culturalmente voláteis. Investir em grandes mercados emergentes não é mais visto como uma simples aposta de mão única.
"Houve uma propaganda realmente exagerada", disse Dani Rodrik, especialista em globalização das finanças na Universidade Princeton, em Nova Jersey. "Mas alguns desses países estavam se baseando altamente em dinheiro emprestado ou nos preços altos das matérias-primas. Dentro dessa bolha estavam ocultos a corrupção e falhas de governança."
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