Há uma piada entre tatuadores de que, sempre que Rihanna faz uma nova tatuagem, centenas de mulheres de 20 e poucos anos logo aparecem pedindo uma igual.
Alguns anos atrás, a cantora adornou a parte superior de sua orelha esquerda com o contorno de uma estrela. Mesmo assim, não foram muitas as fãs que pediram uma tatuagem igual logo depois. Mas, no que parece ser uma profecia que se autorrealiza, agora muitas estão pedindo.
Embora os limites de espaço nas orelhas exijam desenhos simples, elas emolduram o rosto, o que as torna opções arriscadas para se tatuar.
Algumas tatuagens de orelhas, como as duas estrelas que a modelo Cara Delevingne colocou na frente de sua orelha direita, parecem piercings à distância. Mas outras, como a teia de aranha que preenche toda a parte superior da orelha direita da modelo Catherine McNeil, exigem certo estilo, para começar.
"Eu a vi em uma revista de moda, na verdade", disse Keely Kuykendall, 31, figurinista de produções de TV e cinema que colocou uma teia de aranha em sua orelha esquerda em 2012 depois de ver a de McNeil. "Minha orelha é tão grande que a tatuagem acabou sendo uma declaração."
Como Kuykendall descobriu com sua experiência, a anatomia da orelha difere muito entre as pessoas. A parte superior da orelha tem a superfície mais "tatuável", composta pela escafa (a parte plana perto da dobra externa no topo, ou hélice) e a anti-hélice (a parte levantada perto do meio). Escafas que se transformam em anti-hélices não protuberantes formam telas ideais para tatuagens.
A orelha retém a tinta de maneira diferente de outras partes do corpo. Sem tecido gorduroso ou muscular ali, a tinta tem maior probabilidade de escapar da pele fina. Para evitar isso, os tatuadores inserem a tinta mais fundo, o que apresenta o risco de que ela se espalhe sob a pele e crie um efeito sombreado chamado "explosão". As linhas delicadas e limpas não são uma opção.
Dito isso, o espaço reduzido talvez empreste uma delicadeza e até uma mística. "Em Nova York as pessoas querem uma coisa que seja diferente ou que as faça se sentir extraordinárias de alguma maneira", disse John Raftery, tatuador que tem uma linha de pontos em suas duas escafas. "Perguntamos à pessoa se ela vai ser demitida, mas tento não me envolver no processo de pensamento por trás de alguém que está comprando uma coisa, apenas se vai dar certo ou não."
Kuykendall, que pretende nunca trabalhar em um emprego que tenha um código de vestimenta, disse que sua decisão de fazer a teia de aranha foi tomada simplesmente porque ela a queria e porque ela não se preocupa com qual será seu aspecto daqui a 50 anos. McNeil, que tem 24, disse que, apesar de desejar uma tatuagem de orelha há algum tempo, a escolha de um desenho tão destacado foi impulsiva mas ainda não afetou sua carreira de modelo.
Se alguma delas ficar insatisfeita no futuro, sempre é possível deixar o cabelo crescer.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Moraes cobra explicações sobre visitas aos militares presos; Exército nega irregularidades
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ