Um usuário do site de perguntas e respostas Quora recentemente quis saber: “Como faço para ser tão grande quanto Bill Gates, Steve Jobs, Elon Musk e Richard Branson?”.
Uma pessoa improvável respondeu, oferecendo discretamente algumas informações reveladoras que podem ter causado certo alvoroço entre quem entende de magnatas — e não só entre eles.
Essa pessoa é a ex-esposa de Musk, Justine, que foi casada entre 2000 e 2008 com o executivo-chefe da Tesla e da Space X.
Justine Musk, que é escritora, conheceu de perto um dos empreendedores e empresários mais bem sucedidos do mundo.
“O sucesso extremo resulta de uma personalidade extrema e ocorre ao custo de muitas outras coisas”, escreveu Justine. “O sucesso extremo é diferente do que eu imagino que você considere ser apenas ‘sucesso’. Essas pessoas tendem a ser malucos e desajustados que foram forçados a experimentar o mundo de uma forma excepcionalmente desafiadora”, acrescentou, observando que “outras pessoas consideram-nos ligeiramente insanos”.
Ela resumiu assim o principal ingrediente para o sucesso: “Ser obcecado. Ser obcecado. Ser obcecado”.
Mas Justine não estava fazendo uma crítica. “Pessoas extremas combinam brilho e talento com uma ética de trabalho *insana*, de modo que, se você não for guiado pelo trabalho em si, irá se esgotar ou cair pelo caminho, e os seus concorrentes extremos vão esmagá-lo e o farão chorar”, escreveu ela.
O dinheiro não é o objetivo primário, e sim um subproduto do seu foco maníaco. “Altere seu foco para longe do que você quer (US$ 1 bilhão) e se torne profunda e intensamente curioso sobre o que o mundo deseja e precisa”, escreveu Justine. “Ter um ego ajuda, mas você deve estar a serviço de algo maior se quiser inspirar as pessoas de cuja ajuda você precisa.”
Em outro post, ela abordou a forma como o dinheiro – o dinheiro bilionário – é visto. “Dinheiro raramente é apenas dinheiro”, escreveu ela. “Às vezes ele é um substituto do amor, da autoestima, da liberdade ou de uma sensação de controle sobre seu destino (especialmente se essas coisas lhe faltaram na infância).”
“Às vezes, é uma forma de controlar outras pessoas, incluindo familiares, porque você não sabe como se conectar a eles de nenhuma outra forma”, acrescentou. “O dinheiro também pode servir como um placar que indica se você é bom no que está fazendo, o impacto que está tendo, se você está ganhando. Às vezes não é tanto o dinheiro que importa, mas a vitória é tudo – especialmente quando você está investido coração e alma em sua missão.”
Justine disse que a reação à sua postagem foi surpreendente. “Eu não tinha ideia de que iria explodir desse jeito”, contou. Ela recebeu centenas de comentários e muitos e-mails.
Garante que “não estava falando especificamente sobre Elon” e afirma se sentir “desconfortável” com o que as pessoas estão enxergando nas entrelinhas. Ainda assim, ela disse que “Elon é um personagem fascinante”.
Justine se descreveu como uma “observadora”, não como alguém “de dentro”. “Estou há muito tempo à margem disso.”
Um e-mail que ela recebeu perguntava se Elon tem hobbies. Não, respondeu ela. O hobby dele é o trabalho.
“A natureza dessas coisas é tal que a tudo consome. A não ser que você veja de perto, é difícil entender”, afirmou ela, acrescentando que “a ‘obsessão’ tem má fama”.
E o que Musk pensa das reflexões da sua ex-mulher? Justine disse que recebeu dele um e-mail dizendo: “Bem dito”.