O Conselho Nacional de Universidades (CNU) da Nicarágua, órgão da ditadura de Daniel Ortega, determinou nesta quinta-feira (17) que a Universidade Centro-Americana (UCA), instituição de ensino vinculada à Companhia de Jesus, terá seu nome alterado para Universidade Nacional Casimiro Sotelo Montenegro.
Sotelo foi presidente do Centro Estudantil da UCA e guerrilheiro da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), que depôs o ditador Anastasio Somoza em 1979.
Nesta semana, a ditadura da Nicarágua determinou o confisco de todos os bens da UCA após acusações de terrorismo – refutadas pela direção da instituição. Antes, a universidade teve contas bancárias e imóveis bloqueados. Todas as atividades acadêmicas e administrativas da UCA foram suspensas nesta quarta-feira (16).
Segundo informações do jornal La Prensa, o CNU alegou nesta quinta-feira que “trabalha” para que prossigam as atividades na “extinta” UCA. A universidade passou a ser perseguida pelo regime de Ortega porque acolheu manifestantes feridos durante a repressão aos protestos por democracia de 2018.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião