A polícia da Nicarágua prendeu nesta quarta-feira (20) um adolescente de 17 anos que havia sido avisado que poderia retornar ao país. A prisão de Kevin Martínez, que era coroinha numa paróquia nicaraguense, foi informada no X pela emissora de televisão Ticavisión, da Costa Rica, onde o jovem trabalha.
“Kevin Martínez, cinegrafista da Ticavisión, foi sequestrado esta tarde pela polícia sandinista. Kevin estava visitando a Nicarágua depois que a polícia sandinista lhe enviou uma mensagem avisando que ele poderia retornar. Kevin, o coroinha, já havia sido espancado pelas forças policiais”, informou a emissora.
Martínez havia fugido da Nicarágua em dezembro do ano passado após ter sido vítima de violência da ditadura sandinista duas vezes, segundo informações do jornal La Prensa.
Em maio de 2022, ele foi ameaçado por policiais que foram à Paróquia Jesus Nazareno, em Diriomo, no departamento de Granada, para prender um padre, mas o jovem disse que o sacerdote não estava no local. Em dezembro, Martínez foi agredido por policiais sandinistas após ser abordado durante uma patrulha. Decidiu, então, deixar o país.
A Nicarágua intensificou desde o ano passado a perseguição à Igreja Católica, com prisões e expulsões de religiosos do país, apropriação de bens, congelamento de contas e proibição de atividades, como procissões e funcionamento de entidades vinculadas aos cristãos.
O ditador Daniel Ortega acusa a Igreja de tentar derrubá-lo, por ter apoiado e acolhido manifestantes dos protestos pró-democracia de 2018.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião