Em visita à uma escola pública em Caracas, no primeiro dia de volta às aulas após o recesso de fim de ano, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ressaltou o esforço que o presidente Hugo Chávez tem feito para recuperar sua saúde e pediu aos alunos presentes mais orações pela melhora do líder, internado em Cuba desde o último dia 11 de dezembro. Desde que foi apontado como sucessor, Maduro tem participado de diversos eventos públicos, numa tentativa de consolidar sua imagem de liderança no país.
"Chávez enviou um abraço para cada um de vocês com seu maior amor. Como todos sabem ele está fazendo um grande esforço para recuperar sua saúde. Iniciemos com força e alegria o ano escolar e que esse seja o melhor ano escolar. De todos", - disse o vice-presidente em uma sala de aula.
Durante a visita, alguns alunos escreveram seus desejos para o ano de 2013 e pediram a pronta recuperação do presidente. Maduro também destacou as mudanças no ensino venezuelano com o governo chavista e afirmou que os sacrifícios dos últimos 10 anos farão com que essa geração tenha um futuro "iluminado".
"Esses livros são distribuídos gratuitamente a todos os alunos. Antes de Chávez, todos tinham que pagar uma matrícula, mesmo em escolas públicas, e comprar o material escolar. Agora todas as crianças têm de seus próprios livros e podem estudar graças ao esforço da pátria e do presidente Hugo Chávez, que fez muito e continua fazendo tanto pela educação pública neste país", afirmou.
Neste domingo, a coalizão opositora se reuniu a fim de discutir a crise política do país e as incertezas geradas pela "longa internação do mandatário", que, para eles, já suscitam uma rivalidade camuflada entre os líderes governistas, divididos entre aliados do vice-presidente Nicolás Maduro e do presidente da Assembleia Nacional (AN), o deputado Diosdado Cabello. A oposição conclamou as Forças Armadas a atuarem como "guardiãs da Constituição", fazendo respeitar a data estabelecida pela lei para a posse: o próximo dia 10.