Em visita à uma escola pública em Caracas, no primeiro dia de volta às aulas após o recesso de fim de ano, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ressaltou o esforço que o presidente Hugo Chávez tem feito para recuperar sua saúde e pediu aos alunos presentes mais orações pela melhora do líder, internado em Cuba desde o último dia 11 de dezembro. Desde que foi apontado como sucessor, Maduro tem participado de diversos eventos públicos, numa tentativa de consolidar sua imagem de liderança no país.

CARREGANDO :)

"Chávez enviou um abraço para cada um de vocês com seu maior amor. Como todos sabem ele está fazendo um grande esforço para recuperar sua saúde. Iniciemos com força e alegria o ano escolar e que esse seja o melhor ano escolar. De todos", - disse o vice-presidente em uma sala de aula.

Durante a visita, alguns alunos escreveram seus desejos para o ano de 2013 e pediram a pronta recuperação do presidente. Maduro também destacou as mudanças no ensino venezuelano com o governo chavista e afirmou que os sacrifícios dos últimos 10 anos farão com que essa geração tenha um futuro "iluminado".

Publicidade

"Esses livros são distribuídos gratuitamente a todos os alunos. Antes de Chávez, todos tinham que pagar uma matrícula, mesmo em escolas públicas, e comprar o material escolar. Agora todas as crianças têm de seus próprios livros e podem estudar graças ao esforço da pátria e do presidente Hugo Chávez, que fez muito e continua fazendo tanto pela educação pública neste país", afirmou.

Neste domingo, a coalizão opositora se reuniu a fim de discutir a crise política do país e as incertezas geradas pela "longa internação do mandatário", que, para eles, já suscitam uma rivalidade camuflada entre os líderes governistas, divididos entre aliados do vice-presidente Nicolás Maduro e do presidente da Assembleia Nacional (AN), o deputado Diosdado Cabello. A oposição conclamou as Forças Armadas a atuarem como "guardiãs da Constituição", fazendo respeitar a data estabelecida pela lei para a posse: o próximo dia 10.