O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva realizou um discurso em um fórum da rede Al-Jazira, no Catar, durante o qual disse que o mundo árabe vive "um momento crucial", com várias nações "erguendo suas vozes e se levantando para exigir democracia, justiça social e a criação de oportunidades".
Em sua intervenção, Lula expressou solidariedade aos que estão lutando por democracia no Oriente médio e em outras partes do mundo. Ele evitou, porém, críticas diretas aos líderes autocráticos dos países árabes, muitos dos quais visitou durante seus oito anos no poder. Lula também elogiou o papel dos jovens nas mudanças. O mundo árabe vê nos últimos meses uma série de protestos, que resultaram na deposição de presidentes na Tunísia e no Egito, além de uma séria crise na Líbia.
Lula notou que a democracia é uma construção difícil, que exige o respeito a opiniões divergentes e maturidade para se lidar com diferenças. Além disso, notou que é preciso que o povo esteja no centro da vida política. Segundo o brasileiro, é necessário que ocorra a alternância de poder para que a democracia possa se fortalecer. Ele disse ainda que é muito difícil saber a dimensão das mudanças que estão ocorrendo no Oriente Médio. A íntegra do discurso foi divulgada em inglês pela Al-Jazira em seu site (english.aljazeera.net).