"O dono do hostel avisou: não siga em direção à multidão". De férias em Cairo, no Egito, o publicitário curitibano Pericles Kwiatkowski está vendo de perto a demora e a indecisão sobre o resultado das eleições no país, que foi às urnas no último fim de semana. "O clima é tranquilo. Pelo que vi, há um protesto generalizado, mas ele é pacífico. O que incomoda mesmo são as buzinas dos carros, que não param", relata Kwiatkowski.
Seu guia de viagem egípcio disse que, apesar dos protestos, a maioria da população quer que a situação se resolva para que os turistas voltem ao país.
O curitibano também foi alertado em relação a lugares a serem evitados e recebeu dicas sobre o que não fazer nas ruas. "Mas acho que isso é mais por ser Cairo e não pelo clima da cidade agora", justifica. O hostel em que está hospedado fica a cerca de dois quilômetros da Praça Tahir, local de concentração dos protestos. O curitibano irá passar quatro dias no Egito.
Resultado sai hoje
A comissão eleitoral do Egito disse que anunciará o resultado da eleição presidencial do último fim de semana neste domingo.
O candidato da Irmandade Muçulmana, Mohammed Morsi, disputa a presidência com Ahmed Shafiq, que foi primeiro-ministro do ex-ditador egípcio Hosni Mubarak, deposto no ano passado. Desde o término das eleições as informações sobre o vencedor são desencontradas.