Ouça este conteúdo
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou nesta terça-feira (19) em Teerã que as negociações sobre as exportações de cereais ucranianos estão avançando, embora ainda haja questões por resolver.
“Com sua mediação, avançamos, mas também é verdade que ainda há questões por resolver”, disse Putin, no início de uma reunião com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.
Putin também agradeceu ao presidente turco por acolher as conversas sobre “questões relacionadas à saída de cereais pelos (portos) do Mar Negro”, de acordo com informações das agências de notícias russas.
O Kremlin confirmou anteriormente que este seria um dos principais temas durante a reunião bilateral entre Putin e Erdogan em Teerã, onde ambos participaram de uma cúpula de líderes no formato de Astana sobre o conflito sírio, juntamente com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi.
O assessor do presidente russo para Assuntos Internacionais, Yuri Ushakov, disse na véspera que as negociações sobre a exportação de cereais ucranianos “estão sendo realizadas ativamente” e lembrou que em 13 de julho ocorreu o primeiro encontro de quatro partes envolvendo a Rússia, Ucrânia, Turquia e ONU em Istambul.
Durante a reunião, destacou, foi alcançado um acordo para “elaborar um documento conjunto definindo as bases jurídicas e os mecanismos gerais para a exportação de cereais a partir dos portos ucranianos”.
Além disso, lembrou que as partes concordaram em criar um centro de coordenação conjunto em Istambul. “Estamos preparados para continuar trabalhando nessa direção e o faremos”, assegurou Ushakov.
No encontro em Teerã, Putin disse que a próxima reunião do chamado formato de Astana será realizada na Rússia, sem revelar a data.