Adam Riess e Saul Perlmutter receberão o Nobel neste sábado| Foto: Bertil Ericson/Reuters

Os professores americanos Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, vencedores do Prêmio Nobel de Física de 2011 por suas descobertas acerca da "expansão acelerada do Universo através da observação de supernovas distantes", disseram nesta semana que suas pesquisas tiveram resultados inesperados. As duas equipes – uma comandada por Perlmutter e outra, por Schimdt – estavam estudando, na verdade, a expansão cada vez mais lenta do universo, que era a crença geral até 1998. Perl­­mutter explicou que os no­­vos conhecimentos sobre a expansão do universo abre "um novo capítulo de possibilidades para explorar". O Nobel será entregue ao trio neste sábado.

CARREGANDO :)

Poder e longevidade

Apesar das preocupações e dos cabelos brancos que se multiplicam durante os mandatos, a maioria dos presidentes dos Estados Unidos superou a média da expectativa de vida de seus contemporâneos, segundo um estudo publicado nesta semana pelo Journal of the American Medical Association.

Publicidade

O autor do estudo, Jay Olshansky, professor de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública da Universidade de Illinois em Chicago, começou a se interessar pelo tema no meio deste ano, quando o presidente americano, Barack Obama, completou 50 anos. O meio século de Obama serviu à imprensa para fazer um balanço de sua gestão e analisar o impacto sobre ele dos dois primeiros anos de cargo, como o cabelo mais branco, rugas mais pronunciadas e outros sinais de envelhecimento.

"Não há teste que possa medir quanto se envelhece de um ponto A a um ponto B e também não é possível prever especificamente quanto vai viver um indivíduo", assinala Olshansky, que mesmo assim decidiu pesquisar sobre o assunto.

Olshansky criou uma fórmula para calcular o impacto do cargo na longevidade dos líderes e descobriu que a maioria dos presidentes americanos viveu mais que seus contemporâneos.

Partindo da premissa de que governantes envelhecem o dobro que os demais cidadãos (subtraindo dois dias de vida para cada dia no cargo), o estudo comparou o que eles deveriam ter vivido, levando em conta a idade e o ano em que assumiram o poder. E 23 dos 34 presidentes que morreram por causas naturais superaram suas expectativas de vida.

Israel inaugura projeto para nave espacial

Publicidade

O presidente de Israel, Shimon Peres, foi o mestre de cerimônias no lançamento do projeto Space IL, na última quinta-feira, destinado a lançar uma nave espacial israelense robótica que aterrisse na lua.

Peres inaugurou esta iniciativa em um complexo militar próximo à localidade de Yehud, no centro do país.

A Space IL é uma organização sem fins lucrativos integrada por uma equipe multidisciplinar de especialistas israelenses em espaço. O objetivo dos pesquisadores é ser a primeira equipe a enviar uma nave robótica à Lua e ao mesmo tempo operar o aparelho pela superfície lunar e transmitir vídeo, imagens e dados para Terra.