O ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, de Bangladesh, lançou formalmente, na quinta-feira, o partido "Poder dos Cidadãos'', confirmando seus planos de ingressar na política.
- Hoje, eu anuncio oficialmente a formação do meu partido, o Nagarik Shakti (poder dos cidadãos) - disse Yunus antes de sair em viagem para Abu Dhabi, onde deve permanecer por quatro dias. - O principal slogan do meu partido será 'Avante Bangladesh' - acrescentou.
Yunus venceu o Nobel da Paz em 2006 por criar um esquema de microfinanciamento responsável por torná-lo conhecido como o ''banqueiro dos pobres''.
O ativista disse que seu partido participará das próximas eleições parlamentares de Bangladesh, cuja data ainda não foi determinada. O pleito deveria ter acontecido no mês passado.
Yunus afirmou se sentir compelido a ingressar na política porque a maior parte dos atuais políticos do país dele são corruptos.
A eleição, marcada originalmente para 22 de janeiro, foi adiada depois da declaração de um estado de emergência, no mês passado, em meio a uma onda de violência entre partidos rivais. Nos conflitos, 45 pessoas foram mortas e centenas ficaram feridas.
Bangladesh encontra-se sob estado de emergência desde o dia 11 de janeiro.