Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
ciências

Nobel de Química vai para trio que estudou reparo da molécula de DNA

Reprodução da estrutura do DNA durante anúncio do Nobel de Química, nesta quarta-feira (7) | TT NEWS AGENCY/REUTERS
Reprodução da estrutura do DNA durante anúncio do Nobel de Química, nesta quarta-feira (7) (Foto: TT NEWS AGENCY/REUTERS)

O Prêmio Nobel de Química de 2015 foi concedido ao sueco Tomas Lindahl, ao americano Paul Modrich e ao turco Aziz Sancar por estudos sobre o mecanismo de reparo do DNA. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7) pela Academia Sueca, em Estocolmo.

A radiação UV, os radicais livres e outras substâncias cancerígenas atacam nosso DNA todos os dias. Mas a molécula de DNA permanece estável mesmo com todos esses ataques externos.

O trabalho dos cientistas forneceu conhecimentos fundamentais sobre o funcionamento de uma célula viva e é, por, exemplo, usado no desenvolvimento de novos tratamentos para o câncer.

Os cientistas dividirão um prêmio de 8 milhões de coroas suecas, que equivalem a R$ 3,8 milhões. O dinheiro provém de um fundo deixado pelo patrono do prêmio, Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite. Os prêmios são distribuídos desde 1901.

Na segunda-feira (5), foi concedido o Prêmio Nobel da Medicina ou Fisiologia. O irlandês William Campbell e o japonês Satoshi Omura foram premiados por criarem novas terapias contra verminoses; a chinesa Youyou Tu, por seu trabalho contra a malária.

Nesta terça-feira (6), foi concedido o Prêmio Nobel de Física. O japonês Takaaki Kajita e o canadense Arthur McDonald mostraram que o neutrino tem massa, ao contrário do que se acreditava por muitos anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.