• Carregando...
Prêmio Nobel de Química, o israelense Daniel Shechtman | AFP PHOTO/JACK GUEZ
Prêmio Nobel de Química, o israelense Daniel Shechtman| Foto: AFP PHOTO/JACK GUEZ

O israelense Daniel Shechtman, premiado nesta quarta-feira com o Nobel de Química 2011, garantiu que a concessão do prestigioso prêmio significa um dia de comemoração para todos os cientistas.

"Este é um grande dia para mim pessoalmente e definitivamente um grande dia para a ciência", declarou o professor Shechtman em entrevista coletiva na cidade de Haifa após ser reconhecido que foi premiado com o Nobel de Química.

O cientista descobriu o quasi-cristais, feito que transformou de forma fundamental o modo de conceber a matéria sólida, anunciou nesta quarta-feira a Real Academia das Ciências sueca.

Aos 70 anos, Shechtman se emocionou ao falar que "tem certeza que o prêmio também é uma conquista nossa. Graças a vocês este campo é bem-sucedido".

Até a descoberta do pesquisador em 1982, acreditava-se que os átomos de qualquer material sólido eram formados por cristais em padrões simétricos que se repetiam de forma periódica.

Porém, Shechtman encontrou o que então se considerava uma "impossibilidade", ou seja, estruturas em que os átomos estão contidos em um patrão que não se repete.

O professor israelense revelou à imprensa que ficou sabendo da conquista do Prêmio Nobel de Química pelo presidente da Academia sueca de Artes e Ciências, que pediu que não fosse divulgado até o anuncio oficial.

"Pediram-me que não contasse a ninguém. Só minha mulher sabia", afirmou. Seu filho, Yoav Shechtman, declarou pela internet "Ynet" que a notícia pegou de surpresa todo o resto da família.

"Não sabíamos que tínhamos ganhado até o último momento", afirmou o filho, revelando que a família sentiu "um grande orgulho. Estamos encantados com tudo isto".

Tanto o presidente de Israel, Shimon Peres, quanto o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, cumprimentaram o pesquisador.

"Quero te parabenizar em nome dos cidadãos de Israel por este louvável triunfo que exalta o intelecto de nosso povo", manifestou Netanyahu.

Nascido em Tel Aviv em 1941 e professor associado ao Instituto Israel de Tecnologia de Haifa, Daniel Shechtman realizou sua mais importante descoberta durante o período que foi pesquisador do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos, em 1982.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]