• Carregando...

O grupo americano Washington Research Foundation entrou com uma ação contra as fabricantes de celulares Nokia, Samsung Electronics e Panasonic, acusadas de infringir a patente da tecnologia de conexões sem fio Bluetooth.

A ação foi movida na Corte do Distrito Leste do Estado de Washington.

- Os acusados fabricaram, usaram, importaram para os Estados Unidos, venderam e ofereceram para a venda aparelhos que, ou que ao usarem recursos, infringem pelo menos a patente '963' - disse a Washington Research Foundation em sua petição.

Em particular, o instituto tem como alvo os produtos com chips Bluetooth da fabricante de semicondutores britânica CSR, líder no mercado mundial de chips que conectam - sem o uso de fios - aparelhos eletrônicos como telefones celulares, fones de ouvido e computadores portáteis.

As ações da CSR, cuja participação no mercado global de chips Bluetooth supera os 50%, caíram 4,3% em Londres. A CSR, que não estava imediatamente disponível para comentários, não foi processada pelo grupo de estudos. A fundação também deixou de fora da ação a americana Broadcom, rival da CSR que adquiriu uma licença para utilizar a tecnologia de recepção de radiofreqüência patenteada em 1999, afirmou a Washington Research Foundation.

A Nokia recusou-se a comentar. "Estamos estudando as queixas", disse a porta-voz Eija-Riitta Huovinen.

A Samsung e a Panasonic não estavam imediatamente disponíveis para falar sobre o tema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]