O General-de-Brigada Carlos Alberto dos Santos Cruz foi nomeado novo comandante da Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, informou o Ministério da Defesa nesta sexta-feira.
Essa é a quarta vez que um militar brasileiro assume a posição. Santos Cruz substituirá o General-de-Divisão José Elito Carvalho Siqueira e tomará posse no próximo dia 9.
O novo comandante deve permanecer na função por um ano, segundo nota no site do ministério.
O General Santos Cruz comandará cerca de 7.500 homens de quase 20 países. O Batalhão Brasileiro soma 1.200 homens, o maior efetivo no Haiti.
O Brasil está no país desde 2004 e reveza seu pessoal a cada seis meses. O sexto contingente, que desde o final do ano se encontra em Porto Príncipe, teve o seu treinamento coordenado pelo próprio General Santos Cruz.
O vice-chefe do Estado Maior de Defesa, General-de-Divisão João Francisco Ferreira, sinalizou a intenção brasileira de seguir no Haiti. ``Antevemos a necessidade de continuar no Haiti ainda por um bom tempo'', disse o General, segundo a nota.
O Haiti vive uma onda de instabilidade desde a derrubada do então presidente Jean-Bertrand Aristide em fevereiro de 2004. O país também sofre com a violência e crimes provocados por gangues armadas, principalmente na capital Porto Príncipe.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura