O ex-ditador panamenho Manuel Noriega partiu da França neste domingo após ser extraditado do país, iniciando seu retorno ao país natal mais de duas décadas depois de ser sito derrubado do poder por uma invasão dos Estados Unidos.

CARREGANDO :)

Um voo da companhia Iberia levando o ex-mandatário panamenho decolou do aeroporto de Orly, em Paris, por volta das 5h (horário de Brasília) em direção a Madri, de onde Noriega vai seguir para o Panamá, onde cumprirá uma sentença de prisão.

"Eu estou dentro do avião" com Noriega, disse à agência France Presse um integrante da delegação panamenha que acompanhava o ex-ditador, em condição de anonimato, pouco depois de Noriega embarcar na aeronave.

Publicidade

O ministro de Relações Exteriores do Panamá, Roberto Henriquez, anunciou na quarta-feira pelo Twitter que Noriega chegaria ao país no domingo, após sua extradição da França.

O ex-líder de 77 anos já cumpriu pena de mais de 20 anos em prisões nos Estados Unidos e na França. Nesse período, ele foi condenado em seus país pelo assassinato de dois opositores políticos nos anos 1980 e condenado a 20 anos em cada caso.

Autoridades panamenhas disseram que ele será enviado diretamente para a prisão, assim que chegar ao país. Mas o ex-ditador pode deixar a cadeia de acordo com uma lei panamenha que permite que prisioneiros com mais de 70 anos cumpram o restante da pena em prisão domiciliar.