Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Prêmio

Norte-americanos levam o Nobel de Química

Brian Kobilka, pesquisador de Stanford e Robert Lefkowitz, da Universidade Duke | Fotos: Norbert von der Groeben/Reuters e Sara D. Davis/AFP
Brian Kobilka, pesquisador de Stanford e Robert Lefkowitz, da Universidade Duke (Foto: Fotos: Norbert von der Groeben/Reuters e Sara D. Davis/AFP)

Os americanos Robert Lef­­kowitz e Brian Kobilka foram anunciados ontem como os vencedores do Prêmio Nobel de Química 2012 por seus estudos inovadores sobre os receptores acoplados às proteí­­nas G.

Segundo comunicado da­­ Real Academia Sueca de Ciên­­cias, os dois pesquisadores fizeram descobertas revolucionárias sobre os funcionamentos internos de uma importante família de receptores, os acoplados às proteínas G, que permitem às células "adaptar-se a situações novas".

Em nota, a entidade que concede a premiação disse que "cerca da metade de todos os remédios fazem efeito através dos receptores acoplados a proteínas G", por isso a descrição de seu "funcionamento interno" levará a grandes avanços neste âmbito.

Lefkowitz trabalha no Ins­­­­tituto Médico Howard Hu­­ghes e no Centro Médico Uni­­versitário Duke, de Du­­rham (EUA), e Kobilka é­­ pesqui­­sador da Escola Uni­­ver­­sitária de Me­­dicina de Stan­­ford (Estados Unidos).

Menos

Os ganhadores deste prêmio, dotado de 8 milhões de coroas suecas (R$ 2,4 milhões), 20% a menos que no ano passado, sucedem na lis­­­­­­ta do Nobel de Química o­­­­ cientista israelense Daniel Shecht­­man, que recebeu a honraria no ano passado.

Hoje será anunciado do nome do ganhador do Nobel de Literatura e, na sexta-feira, o da Paz.

Na segunda-feira, a lis­­ta­­ de ganhadores da edição­­ 2012 será finalizada com a concessão do prêmio de Eco­­nomia.

A entrega do Nobel será realizada, de acordo com a tradição, em duas cerimônias paralelas: em Oslo para o da Paz, e em Estocolmo para os demais, no dia 10 de dezembro, coincidindo com o aniversário da morte de Alfred Nobel.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.