A Noruega fez uma doação de um bilhão de dólares nesta quarta-feira para ajudar na luta contra a mortalidade infantil no terceiro mundo, na abertura de um fórum filantrópico em Nova York promovido pelo ex-presidente americano Bill Clinton.
"Hoje lançamos uma campanha para salvar milhões de vidas", declarou à imprensa o primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg. "Dez milhões de crianças morrem todos os anos de doenças para as quais há remédios eficazes e econômicos (...) Meio milhão de adolescentes morrem a cada ano durante a gravidez ou por motivos ligados ao parto", acrescentou.
"Esses números são terríveis", disse, descrevendo como "injusto e desnecessário" o contraste existente entre a Noruega, onde a taxa de mortalidade é de apenas uma morte a cada 30.000 nascimentos, e alguns países pobres, com um bebê morto para cada sete nascidos vivos.
A maior parte da soma doada pela Noruega será usada até 2015 para promover campanhas de vacinação.
O Fórum de três dias, que também é presidido por Clinton, reúne executivos, personalidades políticas e artistas em torno de temas que constituem importantes desafios para o mundo, como o aquecimento global ou o aumento da desigualdade social.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano