Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tensão no Oriente Médio

Após rusga com Israel, Noruega eleva alerta de ameaça terrorista contra alvos judeus

Acampamento de estudantes contra Israel na Universidade de Oslo, em maio deste ano (Foto: EFE/EPA/Javad Parsa)

Ouça este conteúdo

O Serviço de Segurança Policial da Noruega (PST, na sigla em norueguês), agência de inteligência do país nórdico, elevou o nível de ameaça de atos terroristas para “alto” nesta terça-feira (8).

“Estamos elevando o nível de ameaça de moderado para alto na Noruega devido a vários fatores, principalmente a atual escalada no Oriente Médio”, informou o PST em comunicado, acrescentando que “alvos judeus e israelenses” estão mais ameaçados na Noruega, segundo informações da agência France-Presse.

Em agosto, Israel revogou o credenciamento de oito diplomatas da Noruega que trabalhavam no escritório de representação norueguês junto à Autoridade Palestina.

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, disse que a medida foi tomada porque “a Noruega escolheu recompensar os assassinos e estupradores do Hamas ao reconhecer um Estado palestino”.

Outro foco de tensão entre os dois países é que a Noruega disse que cumpriria uma ordem de prisão solicitada pela promotoria do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Yoav Gallant, além de três líderes do Hamas, por suspeita de crimes de guerra e contra a humanidade no atual conflito no Oriente Médio.

A Noruega também se juntou à África do Sul em um processo na Corte Internacional de Justiça (CIJ) contra Israel, por acusações de genocídio na atual ofensiva contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.