Ouça este conteúdo
O governo da Noruega anunciou que pretende aumentar a segurança na fronteira com a Rússia, inspirando-se na vizinha Finlândia, que no ano passado fechou totalmente sua fronteira com o país do ditador Vladimir Putin e está construindo grandes cercas na região.
Segundo informações da agência Associated Press, a ministra da Justiça da Noruega, Emilie Enger Mehl, disse em entrevista à imprensa local no sábado (28) que entre as medidas cogitadas estão construir uma cerca, aumento do número de funcionários na fronteira e intensificação do monitoramento.
“Uma cerca de fronteira seria muito interessante, não apenas porque poderia atuar como um impedimento, mas também porque conteria sensores e tecnologia que permitiriam detectar se as pessoas estão se movimentando perto da fronteira”, disse Mehl.
A Noruega possui uma fronteira de 198 quilômetros com a Rússia e tem apenas o posto de Storskog como ponto de travessia oficial entre os dois países.
Em novembro do ano passado, após fechamentos gradativos, a Finlândia fechou totalmente seus postos de fronteira com a Rússia.
Helsinque acusou Moscou de orquestrar a migração em massa de refugiados de outros países para criar uma crise na Finlândia, que apenas alguns meses antes havia sido admitida na OTAN, o que gerou críticas e ameaças da Rússia. A Noruega é membro-fundador da aliança militar do Ocidente, criada em 1949.
A Finlândia também está construindo cercas com um comprimento total de mais de 200 quilômetros em seções separadas ao longo da fronteira com a Rússia, que é de 1,34 mil quilômetros.