A Noruega foi chamada para ajudar a destruir o arsenal químico da Síria como parte dos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) de livrar o país de armas de destruição em massa, segundo reportagem deste sábado no site do canal público de TV norueguês NRK. Tanto oficiais dos Estados Unidos como da Rússia se aproximaram do governo da Noruega por meio de pedidos verbais de ajuda.
Os dois países consideram que a Noruega está numa localização propícia para esse trabalho perigoso, uma vez que é politicamente estável e tem abundância de água, que é necessário para a tarefa, segundo a NRK.
De acordo com a resolução 2118 do Conselho de Segurança da ONU, adotado no mês passado, a Síria tem até o fim de 2014 para destruir as armas químicas.
O ministro das Relações Exteriores da Noruega, Ragnhild Imerslund, não confirmou imediatamente os detalhes específicos da reportagem, mas disse que a nação escandinava está pronta para ajudar. "o que posso confirmar é que a Noruega está examinando cuidadosamente para implementação da resolução do Conselho de Segurança da ONU", disse o ministro. Fonte: Dow Jones Newswires.
- Bashar Al Assad concorda em promover eleições presidenciais na Síria em 2014
- Para ONU, missão de inspetores na Síria teve "progresso animador"
- Começa trabalho de equipe que vai desarmar arsenal químico da Síria
- Putin e Obama podem discutir crise síria em Bali na próxima semana
- Inspetores chegam à Síria para planejar entrega de armas químicas
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano