Psiquiatras encarregados de determinar o estado de saúde mental de Anders Behring Breivik, quando ele matou 77 pessoas há quatro meses, concluíram que o jovem norueguês de 32 anos estava louco no momento do crime. Se o tribunal acatar esse relatório, o extremista de direita não poderá ser sentenciado à prisão, mas deverá sofrer internação psiquiátrica. Os psiquiatras afirmaram que Breivik sofre de esquizofrenia paranoica.
Breivik confessou os ataques, mas disse não ser culpado criminalmente, pois afirmou que é um comandante de um movimento de resistência norueguês de extrema direita, oposto ao multiculturalismo.
Investigadores não encontraram qualquer sinal desse movimento e disseram que mais provavelmente Breivik tramou e realizou os ataques por conta própria.
O julgamento de Breivik foi marcado para abril de 2012. Se for declarado mentalmente são e culpado por terrorismo, poderá ser sentenciado a até 21 anos de prisão, ou então a uma pena alternativa que o mantenha perpetuamente atrás das grades. Mas se o tribunal declarar Breivik insano, ele poderá ser sentenciado a três anos de internação compulsória em um hospital psiquiátrico norueguês, período de internação que poderá ser estendido o quanto for necessário.