Moradores de uma pequena cidade no noroeste de Louisiana tiveram que deixar a comunidade após autoridades acharem aproximadamente 3 toneladas de material explosivo armazenado de forma negligente por uma empresa local. Caixas e barris com o reagente, usado em canhões de guerra M6, foram encontrados ao ar livre e amontoados ao lado de prédios arrendados pela companhia Explo Systems Inc., que antes pertenciam a uma fábrica de munições do Exército.
A cidade de Doyline tem cerca de 800 habitantes, fica a 434 quilômetros de Nova Orleans e foi usada para filmar algumas cenas da série "True Blood". Segundo autoridades, a comunidade inteira estava ameaçada caso uma explosão ocorresse. Por precaução, metade dos moradores foi retirada na sexta-feira e autoridades estatuais iniciaram uma investigação criminal, de acordo com o superintendente da polícia de Louisiana, Mike Edmonson.
"A falta de cuidado e a negligência imprudente fez a situação ser perigosa para os funcionários da empresa, para as crianças de Doyline, e para toda a cidade de Doyline", disse Edmonson. "O material estava empilhado e espalhado por todo o lugar", acrescenta.
A Explo Systems Inc. está localizada em parte dos 15 mil acres da antiga Louisiana Army Ammunitions Plant. A outra parte da propriedade é utilizada para treinamento da Guarda Nacional. A polícia está apurando o caso e prometeu que irá processar os responsáveis.
Os donos da companhia não foram encontrados pela imprensa para comentar o assunto. Fontes afirmaram à agência AP que eles estariam voltando de uma viagem de negócios na Coreia do Sul, mas que um gerente estaria colaborando com as investigações.