Perdeu a chuva de estrelas cadentes do fim de julho? Então se prepare para um novo espetáculo nos céus nesta semana. Na madrugada de quarta (12) para quinta-feira (13) ocorrerá uma nova chuva de meteoros, desta vez a de Perseidas.
Mas, diferentemente da Delta Aquarídeas (que teve o pico na última semana de julho e foi bem visível no sul do país), este novo evento astronômico vai ser melhor observado no Hemisfério Norte. Isso não significa, no entanto, que habitantes ao sul da linha do Equador não conseguirão observá-lo. Será possível ver as estrelas cadentes, mas em número bem menor.
A dica é tradicional: procure um local afastado dos centros urbanos para que as luzes de prédios e postes não atrapalhem a visibilidade do céu. Há que se contar também com uma ajudinha do tempo (a previsão para Curitiba, segundo o Simepar, é de céu com poucas nuvens).
Perseidas
Essa chuva de meteoros recebeu o nome de Perseidas por parecer vir da constelação de Perseus. O espetáculo de luz é anual e sempre acontece em meados de julho e agosto -- provém da cauda do cometa Swift-Tuttle.
O rastro das estrelas cadentes é formado quando fragmentos espaciais entram na atmosfera da Terra e se desintegram, deixando riscos luminosos no céu.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”