Praga A nova definição de planeta aprovada pelos astrônomos em Praga, na República Tcheca, tenta incorporar novas descobertas nesta área. "As observações recentes mudaram nossa visão dos sistemas planetários, e é importante que a nomenclatura dos objetos reflita a nossa compreensão atual", alega o texto que explica a posição dos especialistas.
A mudança na definição de planeta seria apenas uma das aplicações necessárias. "A palavra planeta designava inicialmente os vagabundos do céu, isto é, os pontos de luz que se moviam em relação às estrelas. As descobertas recentes nos levam a uma nova definição, correspondente ao estado dos nossos conhecimentos."
Por isso, os planetas e candidatos a planetas foram divididos em três categorias. Agora, planeta "é um corpo celeste que... (a) orbita ao redor do Sol; (b) tem massa suficiente para que sua gravidade o (...) mantenha em equilíbrio hidroestático, com forma quase esférica; (c) eliminou qualquer corpo suscetível de se deslocar em uma órbita próxima".
Já planeta anão "é um corpo celeste que... (a) orbita ao redor do Sol; (b) tem massa suficiente para que sua gravidade o (...) mantenha em equilíbrio hidroestático, com forma quase esférica; (c) não eliminou qualquer corpo suscetível de se deslocar em uma órbita próxima; (d) não é um satélite". Os demais objetos na órbita do Sol, com exceção dos satélites, chamam-se "pequenos corpos do Sistema Solar".