• Carregando...

O Fundo Mundial para a Natureza, a WWF (sigla em inglês) anunciou nesta quinta-feira a descoberta de um "leopardo nebuloso" encontrado nas ilhas de Bornéu e Sumatra, na Indonésia, Sudeste da Ásia. O felino é uma mutação da espécie que habita a floresta.

O leopardo nebuloso, que ganhou o nome devido às grandes manchas em sua pelagem que o permitem confundir-se com os vermelhos, é o maior predador de Bornéu e caracteriza-se por ser o felino com os maiores dentes em relação ao seu tamanho, que varia entre 60 e 110 centímetros.

- As provas mostram uma grande diferença genética entre as espécies - disse Stephen O'Brien, responsável pelo estudo.

A WWF informou que tais diferenças "são comparáveis às que existem entre as outras espécies de felinos, como o leão, tigre, leopardo e leopardo das neves".

Foram analisadas as pelagens de vários felinos, de diferentes regiões. Além disso, a forma e a cor de suas manchas deixaram claro que se tratava de uma espécie distinta.

O leopardo nebuloso continental é coberto de grandes manchas irregulares, com o entorno preto e o interior pardo, mas o leopardo de Bornéu tem uma cor mais viva e tem pequenas manchas escuras dentro.

Os especialistas acreditam que as duas espécies se diferenciam em 1,4 milhões de anos.

- Que o maior predador de Bornéu seja uma espécie que conserve a área do Coração de Bornéu - disse o coordenador do programa da WWF, Stuart Chapman.

Em dezembro de 2006, cientistas WWF anunciaram a descoberta de diversas novas espécies de animais - como o sapo de olhos verdes acima e o peixe do tipo lampréia abaixo - e também de plantas na ilha de Bornéu, na Indonésia.

As descobertas, segundo os especialistas, foram feitas ao longo do último ano durante expedições científicas às florestas da ilha. Ao todo, informaram os pesquisadores, foram identificadas 30 novas espécies de peixes, duas de anfíbios, 16 tipos diferentes de gengibre, três espécies de árvores e uma planta de grandes folhas nunca antes vista em qualquer região do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]