O presidente americano, Joe Biden, cometeu uma nova gafe nesta quarta-feira (28), ao falar que seu homólogo russo, Vladimir Putin, que trava uma guerra na Ucrânia, está perdendo um conflito no Iraque.
Em entrevista a repórteres na Casa Branca antes de uma viagem para Chicago, Biden foi perguntado sobre como Putin foi enfraquecido pelo recente motim frustrado do grupo paramilitar Wagner.
“É difícil dizer, mas ele claramente está perdendo a guerra no Iraque”, disse o presidente democrata. “Ele está perdendo a guerra em casa e se tornou uma espécie de pária em todo o mundo. E não é apenas a OTAN, não é só a União Europeia, é o Japão, são, você sabe, 40 nações”, afirmou, citando blocos e países que, assim como os Estados Unidos, ajudam a Ucrânia contra a invasão russa e que aplicaram sanções a Moscou.
Aos 80 anos, Biden é o presidente mais idoso da história americana, e suas declarações equivocadas vêm gerando preocupação.
Este mês, ele encerrou um discurso em Connecticut sobre controle de armas com a frase “Deus salve a rainha”, numa aparente referência ao hino do Reino Unido, que no momento tem como chefe de Estado o rei Charles III (portanto, a versão cantada atualmente é “Deus salve o rei”). A assessoria de imprensa da Casa Branca minimizou o episódio, afirmando que a frase foi apenas “um comentário direcionado a uma pessoa na plateia”.
Num encontro recente com o premiê britânico, Rishi Sunak, ele o chamou de “senhor presidente”. Em setembro do ano passado, durante uma conferência sobre a fome na Casa Branca, Biden perguntou se na plateia estava Jackie Walorski, uma congressista republicana que havia morrido no mês anterior.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe