Uma nova sondagem divulgada pelo jornal Wall Street Journal (WSJ) aponta que 80% dos eleitores entrevistados consideram o atual presidente dos EUA, Joe Biden, velho demais para concorrer à reeleição.
A pesquisa também indicou uma ampliação da vantagem do ex-presidente Donald Trump - agora está seis pontos à frente do democrata - após o debate da semana passada. Agora, o republicano surge com 48% das intenções de voto contra 42% do mandatário vigente.
Com a nova sondagem, a taxa de aprovação do presidente caiu para 34%. Em comparação com outros levantamentos do WSJ, a liderança de Trump é maior do que em qualquer outro momento desde o final de 2021, quando a inflação começou a aumentar nos EUA.
De acordo com a nova pesquisa, 31% dos eleitores independentes afirmaram que, desde o debate, estão mais propensos a apoiar o republicano. Em comparação com a pesquisa de fevereiro do WSJ , a porcentagem de todos os eleitores que agora veem Biden como velho demais para concorrer aumentou em sete pontos.
Cerca de dois terços dos entrevistados o substituiriam por outro representante do partido na disputa presidencial.
A pesquisa do Wall Street Journal contou com participação de 1.500 eleitores registrados nos EUA, no período de 29 de junho a 2 de julho. A margem de erro é de aproximadamente 2,5 pontos percentuais para a amostra completa.