Hillary Clinton e Donald Trump estão separados apenas por dois percentuais segundo uma nova pesquisa eleitoral divulgada neste sábado pelo “Washington Post” e pela “ABC News”. A democrata tem 47% das intenções de voto, e o republicano, 45%.
A pesquisa foi conduzida entre segunda e quinta-feira. Há pouca mudança em relação à última simulação divulgada, que analisou as intenções de voto entre domingo e quarta-feira. Nela, Hillary aparece com 48%, e Trump, 44%. Apesar disso, os números divulgados neste sábado revelam uma aproximação substancial entre os candidatos, uma vez que, no último fim de semana, a democrata liderava com uma margem folgada.
A semana teve reviravoltas, como o retorno de alguns grupos republicanos à campanha de Trump e a decisão do FBI de voltar a investigar se Hillary seguiu normas de segurança no uso do e-mail institucional quando era secretária de Estado.
Em setembro, uma pesquisa conjunta também do “Washington Post” e da “ABC News” mostrou que 63% dos americanos desaprovavam a postura da democrata quando era perguntada sobre seu uso do e-mail — dos quais 48% desaprovavam fortemente.
Outras pesquisas divulgadas nesta semana mostraram diferentes margens de liderança da democrata. Números da “Fox News” e “Investors’ Business Daily/TIPP” mostram Hillary na frente apenas por três pontos; já segundo a “CNBC” e o “USA Today/Suffolk”, ela ganharia por nove pontos; finalmente, segundo uma pesquisa da “Associated Press” e GfK, a diferença é de 14 pontos. As diferenças mostram variações de reação diantes de novos eventos, além de ondas de entusiasmo entre os apoiadores dos dois candidatos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa