O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, supera por uma diferença de três pontos porcentuais seu rival democrata, o presidente Barack Obama, segundo uma enquete publicada nesta quinta-feira pelo jornal "The Washington Post", quando faltam 12 dias para as eleições.
Romney conta com 50% das intenções de voto e Obama com 47%, segundo essa pesquisa conjunta com o canal "ABC" divulgada três dias depois do terceiro e último debate entre os candidatos.
Trata-se da primeira vez em toda a campanha que uma enquete deste jornal aponta como vencedor o candidato conservador e é o pior resultado de Obama em uma pesquisa do "The Washington Post" desde antes da realização da Convenção Democrata no início de setembro.
A enquete foi realizada entre os dias 21 e 24 de outubro - o terceiro debate aconteceu na noite do dia 22 - com uma amostra de 1.386 eleitores.
Hoje Romney prometeu no estado-chave de Ohio uma "grande mudança" para o país se vencer as eleições e acusou a campanha de Obama de concentrar-se em temas "cada vez menores" frente aos "desafios enormes" do país.
"Os EUA querem ver grandes mudanças e vamos realizar essas grandes mudanças para tornar o país mais forte", destacou Romney em um comício em Cincinnati.
Obama por sua vez entrou para a história hoje como o primeiro presidente em exercício que fez uso de seu direito de não esperar o dia da eleição para comparecer às urnas. O atual líder votou antecipadamente nesta quinta-feira em um centro comunitário de Chicago.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF