Dina Boluarte, advogada de 60 anos, é a primeira mulher a presidir o Peru| Foto: EFE/Paolo Aguilar
Ouça este conteúdo

Dina Boluarte, advogada de 60 anos, prestou juramento na tarde desta quarta-feira (7) em Lima como a primeira mulher presidente do Peru. Ela substitui Pedro Castillo, destituído pelo Congresso peruano após tentar um golpe de Estado.

CARREGANDO :)

No seu pronunciamento ao Legislativo, Boluarte disse que buscará medidas de combate à corrupção com o apoio do Ministério Público e da Controladoria-Geral do Peru e afirmou que o país precisa de uma reforma política – ela é a sétima presidente peruana em seis anos e meio.

“Peço uma trégua política para instalar um governo de unidade nacional”, disse a nova presidente, que prometeu montar um “gabinete [ministerial] de todos os sangues”.

Publicidade

No discurso, Boluarte voltou a atacar Castillo, que está preso. “Houve uma tentativa de golpe de Estado, que não encontrou eco nas instituições e nas ruas”, criticou.

Pouco antes da destituição do seu antecessor pelo Congresso, Boluarte já havia rechaçado a tentativa de golpe de Castillo. “Rejeito a decisão de Pedro Castillo de perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. É um golpe que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com estrito cumprimento da lei”, escreveu no Twitter.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]