A governadora de Nova York, Kathy Hochul, do Partido Democrata, disse na quinta-feira (29) que o estado de Nova York vai seguir a decisão da Califórnia de banir a venda de carros e caminhões leves movidos a gasolina até 2035.
Todos os carros com passageiros, caminhonetes e veículos utilitários esportivos vendidos no estado terão de ser classificados como "veículos de emissão zero" sem prorrogação até 2035, de acordo com uma nota à imprensa. Hochul orientou o Departamento de Conservação Ambiental do estado a começar a implementação das novas regras, que também exigirão que 35% das vendas de veículos sejam de carros elétricos até 2026, subindo para 68% em 2030.
"Com investimentos estaduais e federais constantes, as nossas ações estão incentivando que os novaiorquinos, os governos e empresas locais façam a transição para os veículos elétricos", disse Hochul.
A Califórnia passou uma norma idêntica no fim de agosto para banir carros movidos a gasolina. A medida californiana para obrigar a venda de "veículos de emissão zero" estimulou Nova York a adotar a mesma norma, de acordo com a nota à imprensa.
"Precisávamos esperar que a Califórnia desse esse passo porque há uma exigência federal que a Califórnia o faça primeiro", disse Hochul numa coletiva de imprensa na quinta.
A lei da Califórnia faz pressão para que um número crescente de estados forcem os americanos a comprar exclusivamente veículos elétricos, já que 13 estados anteriormente adotaram as diretrizes de "carro limpo" da Califórnia, de acordo com o Departamento do Meio Ambiente do estado de Maryland. O governador de Washington, Jay Inslee, do Partido Democrata, também disse em 26 de agosto que seu estado banirá a venda de veículos a gasolina até 2035.
A Agência de Proteção Ambiental (EPA) sob o governo Biden restaurou em março a dispensa para a Lei do Ar Limpo da Califórnia, dando ao estado autoridade legal para estabelecer suas próprias diretrizes estritas em emissões de veículos que outros estados podem escolher adotar, de acordo com uma nota da EPA.
O governo Trump revogara a dispensa em setembro de 2019, declarando que a Califórnia não precisava de diretrizes específicas de emissão, pois suas preocupações ambientais não eram exclusivas do estado.
"Estamos levando adiante a transição de Nova York para o transporte limpo, e a notícia de hoje vai beneficiar o nosso clima e a saúde das nossas comunidades pelas próximas gerações", disse Hochul.
O gabinete da governadora não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Daily Caller News Foundation.
©2022 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.