A prefeitura de Nova York deu novo aval à construção de uma mesquita perto do local onde ficava o World Trade Center (WTC), destruído nos ataques de 11 de Setembro.
Num caso que provocou um amplo debate sobre liberdade religiosa nos EUA, a comissão encarregada do patrimônio histórico municipal votou por unanimidade contra o tombamento de um edifício que fica no local da futura mesquita, que será parte de um centro cultural islâmico a ser erguido.
Críticos dizem que a construção do centro ofenderá a memória das quase 3 mil vítimas dos atentados de 2001, cometidos pela rede terrorista Al Qaeda. Eles pretendiam impedir a obra tombando um edifício de 1857.
Em maio, a prefeitura já havia aprovado a obra, mas o pedido de tombamento forçou uma nova decisão.
A Casa Córdoba, como se chamará o centro, terá 13 andares, uma sala de orações e um auditório de 500 lugares. Manifestantes acompanharam a votação com faixas que diziam: "Esta mesquita celebra nossos assassinos.
O Centro Americano para a Lei e a Justiça anunciou que abrirá um processo para contestar a decisão e impedir a construção da mesquita.