O prefeito Eric Adams disse que o serviço social de Nova York está sobrecarregado e que é necessário abrir espaço para famílias imigrantes com crianças| Foto: EFE/Sarah Yáñez-Richards
Ouça este conteúdo

A prefeitura de Nova York anunciou nesta quarta-feira (19) que dará aos imigrantes adultos que estão há muito tempo em abrigos um prazo de 60 dias para encontrarem um alojamento alternativo, a fim de dar lugar às famílias com crianças que têm chegado sem parar desde o ano passado, informou o prefeito democrata Eric Adams.

CARREGANDO :)

Adams fez o anúncio em entrevista coletiva, na qual reiterou que a cidade não tem mais espaço e que, desde o início do fluxo migratório, já chegaram 90 mil pessoas a Nova York; 54 mil delas estão atualmente sob os cuidados da prefeitura.

Estes 54 mil migrantes são cerca de metade das 105,8 mil pessoas que a cidade está acolhendo nos seus abrigos.

Publicidade

“Vamos dar aos solicitantes de asilo [como são frequentemente chamados os migrantes] um aviso de 60 dias para se prepararem para procurar alojamento alternativo. Os nossos serviços sociais vão ajudá-los a explorar outras opções e a entrar em contato com as suas redes de amigos e familiares”, disse o prefeito.

Caso não consigam encontrar um lugar para morar no prazo de 60 dias, terão de iniciar o processo de candidatura a outro abrigo.

O mercado imobiliário de Nova York, um dos mais caros do país, não facilita a vida aos imigrantes, especialmente se não tiverem emprego.

“Não temos mais espaço na cidade. Isto não pode continuar, não é sustentável e não vamos fingir o contrário”, insistiu Adams, que também anunciou uma campanha para combater a “desinformação sobre a fronteira”, no sentido de dissuadir aqueles que pensam em ir para Nova York à espera de uma política de portas abertas.

No último ano da crise da imigração, a cidade se viu obrigada a alugar hotéis e encontrar outros alojamentos para imigrantes, adultos solteiros e famílias com crianças, aos quais também fornece alimentação e garante às crianças um lugar no sistema de ensino público.

Publicidade

Na semana passada, mais de 2,8 mil imigrantes entraram em abrigos fornecidos pela prefeitura.

Nova York é a única cidade do país legalmente obrigada por uma lei aprovada na década de 1980 a oferecer abrigo a qualquer pessoa, mas sua capacidade foi sobrecarregada nos últimos 12 meses.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]