Ouça este conteúdo
O economista libertário Javier Milei, candidato da coalizão A Liberdade Avança, continua liderando com certa folga as pesquisas de intenção de voto para a presidência da Argentina. Novos números divulgados no último domingo (27) pelo jornal argentino Clarín mostram que Milei deve enfrentar o peronista Sergio Massa, da coalizão governista União pela Pátria, em um potencial segundo turno.
As pesquisas foram realizadas pela consultoria Analogías e pelo instituto de pesquisa Opinaia.
Na pesquisa da consultoria Analogías, Javier Milei possui 32,15% das intenções de voto, enquanto Sergio Massa ficou com 26,8%. Patricia Bullrich, candidata de centro-direita e representante da coalizão Juntos Pela Mudança, obteve 20,9%. A deputada socialista Myriam Bregman e o peronista Juan Schiaretti ficaram com 4,9% e 3,2%, respectivamente. Brancos/nulos somaram 2,3% e indecisos 9,9%.
Já na pesquisa conduzida pelo instituto Opinaia, Milei obteve 35%, enquanto Massa ficou com 25%. Nesta pesquisa, Patricia Bullrich obteve 23%, enquanto Schiaretti e Bregman conseguiram alcançar 5% e 3%, respectivamente. Brancos/nulos ficaram em 4% e indecisos 5%.
Também no domingo, uma pesquisa realizada pela faculdade de Psicologia da Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA) apontou que 50% dos argentinos avaliam que Milei tornaria o país melhor do que ele está neste momento.
Na Argentina, um candidato pode vencer no primeiro turno se obtiver pelo menos 45% dos votos ou 40% com uma diferença de mais de dez pontos percentuais em relação ao segundo colocado. Com base nas atuais pesquisas, um segundo turno entre Milei e Massa é uma possibilidade real, já que nenhum dos dois alcançou a meta até o momento.