Nove americanos foram presos na semana passada na Arábia Saudita por supostas ligações com o “terrorismo”, informou neste domingo (31) um jornal saudita. De acordo com o Saudi Gazette, estes americanos fazem parte de um grupo de 33 suspeitos presos esta semana no reino. Dentre eles, 14 são sauditas.
Os suspeitos também incluem três iemenitas, dois sírios, um indonésio, um filipino, um cidadão dos Emirados Árabes Unidos, um do Cazaquistão e um palestino, segundo o jornal.Não está claro se as prisões estavam ligadas ao grupo Estado Islâmico (EI), autor de ataques sangrentos desde o ano passado na Arábia Saudita.
Um ataque teve como alvo uma mesquita xiita na sexta-feira no leste do reino. Ele fez quatro mortos e 36 feridos, incluindo três policiais, segundo o ministério do Interior que identificou um dos autores, morto pelas forças de segurança, como Abderrahman Abdallah al-Tueijeri, um saudita de 22 anos.
No total, 532 suspeitos ligados ao EI e acusados de planejar ataques no reino saudita estão atualmente sob custódia da polícia, de acordo com o jornal.