Nove policiais ficaram feridos em Podgorica, capital de Montenegro, neste sábado (15), quando pedras foram lançadas do meio de uma multidão de várias centenas de pessoas exigindo a renúncia do governo, disse um porta-voz da polícia.
"Queremos viver, queremos trabalhar!", gritavam os manifestantes contra a elevada taxa de desemprego e o ritmo lento das reformas econômicas, em frente à sede do governo antes de serem dispersados com gás lacrimogêneo.
Os manifestantes não tinham apoio político, mas foram convocados por um perfil no Facebook intitulado "Revolução em Montenegro todos nas ruas". O perfil desapareceu durante o decorrer do dia.Montenegro é a segunda ex-república iugoslava a conviver com confrontos nas ruas nos últimos 10 dias. Em 7 de fevereiro, manifestantes contra o governo da Bósnia incendiaram edifícios e lutaram com a polícia na pior agitação civil vista desde a guerra entre 1992-95.
O desemprego em Montenegro, candidato ao ingresso na União Europeia, com uma população de 680 mil pessoas, é de 15%, de acordo com dados oficiais. Quase um terço dos jovens com idade entre 23 e 30 anos estão fora do mercado de trabalho.