Nove trabalhadores foram resgatados com vida de uma mina de carvão no norte da China, uma semana após a inundação do local, segundo a rede de TV estatal chinesa.
A China Central Television informou também que outros sobreviventes podem ser encontrados. Os nove trabalhadores foram levados para um hospital na cidade de Hejin, onde equipes médicas estão de prontidão há vários dias.
Em 28 de março, 153 trabalhadores ficaram presos na mina Wangjialing, na província chinesa de Shanxi, depois que escavações atingiram a parede de um poço abandonado, causando a inundação do local. Desde então, cerca de 3 mil pessoas vêm trabalhando dia e noite para bombear água para fora da mina. Na sexta-feira (2), a equipe de resgate recebeu o primeiro sinal de vida ao ouvir batidas em um cano.
Ainda não se sabe se há outros sobreviventes no local, mas, segundo a agência estatal de notícias Xinhua, luzes de lâmpadas foram vistas do outro lado de um poço em forma de "V" dentro da mina.
Investigações preliminares indicam que os responsáveis pelos trabalhos na mina ignoraram vazamentos nas instalações antes do acidente, segundo a Administração Estatal de Segurança do Trabalho. Acidentes em minas de carvão causaram a morte de 2.631 mineradores chineses no ano passado. Em 2002, o ano com o maior número de vítimas fatais já registrado, 6.995 trabalhadores morreram em acidentes nas minas do país, de acordo com informações oficiais.