Um jovem israelense, de 20 anos, foi morto e outros 11 ficaram feridos em um ataque terrorista realizado por três homens armados palestinos perto de um posto de controle entre Jerusalém e a cidade de Ma'ale Adumim, na Cisjordânia. O crime aconteceu na manhã de quinta-feira (22), segundo fontes da polícia e os médicos que atenderam as vítimas.
De acordo com as autoridades, o trio abriu fogo com armas automáticas contra israelenses que esperavam no engarrafamento do trânsito enquanto se dirigiam para Jerusalém pela rodovia Rota 1, algumas centenas de metros antes do posto de controle de az-Za'ayyem, perto da cidade de mesmo nome na Cisjordânia.
A polícia, que não informou o nome da vítima fatal, comunicou que uma mulher grávida, de 23 anos, foi socorrida em estado grave e outras quatro estavam em estado moderado, incluindo uma mulher de 30 anos, um jovem de 23 anos, um homem de 51 anos e uma mulher de 52 anos.
Outras cinco pessoas foram tratadas por ferimentos leves e crises de pânico pelo ocorrido. Todas as vítimas foram levadas para hospitais em Jerusalém.
Segundo o chefe do departamento de trauma do Centro Médico Shaare Zedek, Alon Schwartz, a mulher grávida estava sendo submetida a uma “cirurgia significativa”.
Dois dos homens armados foram mortos a tiros pelas forças de segurança e civis armados no local. O terceiro atirador fugiu, mas foi detido pouco tempo depois, após buscas policiais na área, disseram autoridades.
Os criminosos, identificados como moradores da região de Belém, estavam armados com fuzis, submetralhadoras improvisadas e uma granada.