O líder terrorista Osama bin Laden conclamou os islâmicos do mundo todo a se mobilizar para ajudar as vítimas de enchentes no Paquistão, na segunda mensagem de internet do chefe da al-Qaeda em dois dias, segundo o serviço de vigilância americano SITE.
Numa gravação de áudio de 13 minutos, transmitida neste sábado em endereços islâmicos na Internet, com um vídeo mostrando uma foto de bin Laden e imagens de desastres naturais, a voz que parecia ser de bin Laden disse que os recursos dos países islâmicos deveriam ser usados para socorro ao Paquistão. Ele reclama da falta de solidariedade entre países árabes e muçulmanos, citando a Turquia, os países do Golfo e a Malásia.
Na sexta-feira, a As-Sahab, mídia do braço armado da al-Qaeda, postou uma gravação na qual Bin Laden criticou os serviços de ajuda no Paquistão e pediu por ajuda contra as mudanças climáticas.Mulher desabrigada pela enchente reúne lenha para fazer fogueira neste sábado (2) em campo de refugiados em Karachi, no Paquistão.Mulher desabrigada pela enchente reúne lenha para fazer fogueira neste sábado (2) em campo de refugiados em Karachi, no Paquistão. (Foto: AP)
A gravação da mensagem veiculada neste sábado data do mês lunar islâmico iniciado em 10 de setembro, enquanto a de sexta-feira diz ter sido feito no mês anterior.
Bin Laden propõe ainda um plano de quatro pontos para lutar contra as catástrofes naturais, que inclui uma "administração à altura dos acontecimentos", com gestores eficientes ao invés dos burocratas, e disponha de "enormes meios financeiros".Imagem divulgada pelo grupo SITE mostra imagem de vídeo atribuído a Osama bin Laden.
Segundo a ONU, 21 milhões de pessoas foram afetadas pelas inundações no Paquistão, das quais 12 milhões precisam de ajuda urgente.