A tabela periódica pode crescer. Cientistas apresentaram novas evidências da existência de um elemento com número atômico 115. Altamente radioativo, ele permanece estável por menos de um segundo antes de decair.
A pesquisa, publicada na revista "Physical Review Letters", foi liderada por Dirk Rudolph, professor de física atômica da Universidade de Lund, na Suécia. O experimento foi realizado no laboratório de pesquisa GSI na Alemanha, onde cientistas já descobriram outros seis novos elementos.
Para Rudolph, a descoberta pode ser considerada uma das mais importantes dos últimos anos. Ele lembrou que ainda é necessária a confirmação independente do número exato de prótons.
Relatado pela primeira vez em 2004 por pesquisadores russos, o elemento superpesado ainda precisa ser homologado na Assembleia Geral da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, na sigla em inglês).
A tabela periódica do Iupac, atualizada em maio de 2013, ainda não inclui o novo elemento. Porém, ele já é citado nas observações da tabela, numa espécie de nota de rodapé. Este é um reconhecimento das fortes evidências da existência do elemento 115, assim como os de número atômico 113, 117 e 118.