Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
liberdade

Novo ministro diz que Lei de Mídia será alterada

Macri terá batalha pela frente para aprovar modificação na lei de mídia em um congresso de maioria kirchnerista | LULA MARQUES/Agência PT
Macri terá batalha pela frente para aprovar modificação na lei de mídia em um congresso de maioria kirchnerista (Foto: LULA MARQUES/Agência PT)

O novo ministro das Comunicações da Argentina, Oscar Aguad, disse que modificará a atual lei de meios de comunicação do país, que determinou o desmembramento de grandes grupos de mídia, como o Clarín.

Segundo o ministro, a lei foi criada para intimidar veículos independentes, e a reversão promoverá a liberdade de expressão.

“A norma foi criada para aniquilar meios de comunicação, como o Grupo Clarín e outros, com que o governo não estava de acordo”, afirmou o ministro, em entrevista a uma rádio local.

“Os meios de comunicação vão competir livremente no mercado, e trataremos de ajudar os menores, com menos possibilidades”, disse, sem especificar quais serão as mudanças que o governo deve promover.

Para qualquer modificação na lei, no entanto, o governo de Maurício Macri precisará da improvável aprovação do Congresso, onde os kirchneristas têm a maior bancada.

O novo Ministério das Comunicações foi criado por decreto por Macri. Está sob seu controle a Afsca (Autoridade Federal de Serviços de Comunicação Audiovisual), órgão criado em 2010 responsável pela regulação do setor, e a Aftic (Autoridade Federal de Tecnologias da Informação e Comunicações), que regula as telecomunicações.

Os dois gestores dessas autarquias, os kirchneristas Martín Sabbatella e Norberto Berner, foram nomeados por Cristina Kirchner e seus cargos têm validade até 2017 e 2019. Eles se opõem à mudança da lei e a deixar seus postos.

O Grupo Clarín tem uma liminar em vigor até janeiro, que evita seu desmembramento compulsório.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.