A presidente Dilma Rousseff, que participa nesta quinta-feira (15) da cerimônia de posse do presidente eleito do Paraguai, Horácio Cartes, afirmou em Assunção que o novo líder paraguaio vai possibilitar uma melhora nas relações entre os dois países.
Após reunião com Cartes na capital paraguaia na quarta-feira (14) à noite, Dilma disse também que considera muito importante para o Mercosul a reintegração do Paraguai, decisão aprovada por Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela no mês passado.
"Acredito que a presença do presidente Horácio à frente do governo do Paraguai vai propiciar que as nossas relações deem um salto qualitativo", disse Dilma, de acordo com transcrição de entrevista a repórteres divulgada pela Presidência.
Sobre a volta do Paraguai ao Mercosul, a presidente afirmou que tanto o governo de Assunção como o bloco serão beneficiados. O Paraguai foi suspenso do Mercosul no ano passado, depois do rápido impeachment do então presidente Fernando Lugo, mas o bloco decidiu em julho por sua reincorporação.
"Acho que para o Mercosul a vinda do Paraguai é muito importante, e também acredito que para o Paraguai também é muito importante a volta ao Mercosul", afirmou Dilma, que citou a disponibilidade de um fundo do Mercosul para projetos de integração da infraestrutura do continente que beneficiaria o desenvolvimento do Paraguai.
Segundo a presidente, Cartes confirmou que vai comparecer a uma reunião de cúpula da Unasul em 30 de agosto em Paramaribo, Suriname.